1ª GERAÇÃO
Filho de Valentino Antonello e Rosa Marconato
Emilio Virginio Antonello era filho de Valentim Antonello e Rosa Marconato Antonello, nascido em 10 de maio de 1869, em San Martino Di Lupari - Padova – Italia.
Casou com Maddalena Squizzato, em 23 de março de 1890, na comunidade de Castelfranco Veneto.
No ano de 1892 emigrou para o Brasil, vindo fixar residência na localidade de Rio das Furnas distrito de Grão-Pará que na época fazia parte do município de Orleans.
Ao migrar para o Brasil vieram com Emilio Virginio Antonello, seu pai Valentim Antonello que nesta época já era viúvo, sua esposa Maddalena Squizzato Antonello e sua filha Regina Antonello.
Na época da viagem Maddalena estava grávida de seu segundo filho, Miguel Arcanjo Antonello, que veio nascer no Brasil, na localidade de Rio das Furnas em Grão-Pará, Santa Catarina.
Emilio Virginio Antonello | Maddalena Squizzato Antonello |
No início da colônia de Rio das Furnas, Emilio Antonello foi professor particular e capelão da localidade.
Emilio tinha uma vida muito ativa na comunidade de Rio das Furnas. Seu nome e sua assinatura constam em quase todos os registros de nascimento, óbitos e casamentos.
A comunidade de Rio Hipólito foi iniciada por volta do ano de 1905, sendo que os registros indicam que os primeiros moradores da localidade foram as famílias de Pedro Rinaldi e Emilio Antonello.
No ano de 1905 Emilio Antonello veio a comprar terras na localidade de Rio Hipólito, mas não se mudou para lá de imediato, quem inicialmente foi morar nas terras foi seu filho Miguel Arcanjo Antonello.
As duas famílias foram unidas pelo casamento de Rosa Antonello que era filha de Emilio e Maddalena, com Ricardo Rinaldi que era filho de Pedro Rinaldi e Judite, em 10 de outubro de 1915.
Por volta do ano de 1926 Emilio com os filhos José Antonello e Rosa Antonello foram morar na localidade de Rio Hipólito com seu filho Miguel que já morava na localidade com sua esposa Luiza Ceolin.
Os descendentes de Emilio Antonello espalharam-se pela região, principalmente nas localidades de Rio do Meio, em Grão-Para, São Joaquim e Rio Hipólito em Orleans.
Emilio e Maddalena faleceram e foram sepultados no antigo cemitério na localidade de Arroio dos Bugres no Rio Hipólito. Maddalena faleceu no ano de 1954 e Emilio faleceu no ano de 1956 com 87 anos de idade.