HISTÓRICO DO SOBRENOME ANTONELLO
O sobrenome familiar italiano Antonello foi classificado como sendo um patronímico, entende-se pôr patronímico (do grego patronymykós), relativo à (ou que indica), o nome dos pais. Vem de “Patronymykós”, composto de “Pater”, pai + “onima”, nome (Nome do pai).
Patronímicos são sobrenomes que consistem numa derivação do prenome paterno, ou seja, o sobrenome ou apelido derivado do prenome do pai ou de algum antepassado. Foi muito grande a generalização do uso de patronímicos como nome de família (sobrenome).
Trata-se de um sobrenome muito frequente e típico do norte da Itália. Derivado de Antonio (v.s.) mediante o acréscimo do sufixo diminutivo-ello. Como um patronímico, o sobrenome se define com a expressão medieval figlio de Ser Antonello (filho do senhor Antonello).
Atualmente na Itália encontra-se o sobrenome Antonello em 263 municípios, concentrando-se, sobretudo nas seguintes regiões: Vêneto, Lombardia e Piemonte.
Para o nome Antonio, as origens etimológicas são controversas; alguns recorrem ao grego antéo, antáo, opor-se e, portanto, relativo a alguém que se opõe, lutador; outros invocam a raiz latina antistes (chefe) ou antius (vanguardeiro, o que precede); embora fosse nome próprio de grande prestígio na aristocracia e na nobreza romanas, parece, segundo outros, que fosse de origem etrusca e, em tal caso, suas raízes são desconhecidas.
ANTONELLO - derivano da modificazioni più o meno ipocoristiche del nome latino Antonius, probabilmente di origine etrusca anche se non se ne conosce la radice che è alla base di tutta una serie di cognomi distribuiti equamente in tutta Italia.Un’altra possibile origine di questa serie di cognomi, soprattutto al sud potrebbe essere il nome greco Antionos, che significa nato prima (ante gnatos con la stessa radice di antenato).
Fonte: Livro Genealogia de Famílias Italianas - 2009 - Jocely Lottin
VALENTIM ANTONELLO
Valentim Antonello nasceu no ano de 1829 na Itália na localidade de Trebaseleghe que é uma comunidade italiana da região do Vêneto, província de Pádua.
Era casado com Rosa Marconato Antonello e residiam em San Martin de Lupari na província de Pádua na Itália. É conhecido que teve 2 filhos, Regina Antonello nascida no ano de 1863 e Emilio Virginio Antonello que nasceu em 10 de maio de 1869 em San Martin de Lupari, Pádova, Itália.
No ano de 1892, Valentim Antonello juntamente com seu filho Emilio Virginio Antonello que já era casado com Maddalena Squizzato, emigrou para o Brasil, vindo fixar residência na localidade de Rio das Furnas distrito de Grão-Pará, município de Orleans, onde haviam comprado lotes de terras.
A sua filha Regina (Antonello) Fascina, já era casada nesta época não viajou com seu pai, e ficou morando na Itália.
Valentim Antonello veio a falecer em 1º de abril de 1915 com 86 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Rio das Furnas, localidade que residia com seu filho Emilio.